Reuniões para a conferência preparatória no Vale do Paraíba e Litoral Norte: veja onde e como serão

O ano de 2020 terá uma novidade no modo de atuação da Rede de Conselhos da Pessoa Idosa do Vale do Paraíba e Litoral Norte (REDE).

O movimento promoverá, pela primeira vez, reuniões para a conferência preparatória, com o objetivo de aprofundar o conhecimento do grupo sobre o que cada município integrante realiza no que diz respeito aos direitos das pessoas idosas.

Inicialmente, estão agendados 3 encontros, nos meses de abril, junho e agosto, em Pindamonhangaba, Cruzeiro e Caraguatatuba, respectivamente.

Cada uma das 34 cidades integrantes da REDE participará de uma reunião, e todas estarão na conferência preparatória visando a primeira edição de um congresso regional sobre envelhecimento saudável, em 2021, na cidade de Lorena.
Serão convidados para os três eventos conselheiras, conselheiros e a população idosa. Poderá participar qualquer morador que tenha interesse.
A dinâmica será a partir de grupos de discussão que apresentarão assuntos a serem levados ao Congresso Regional para deliberação, com o objetivo de avanços nas políticas públicas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, articulando aprofundamento entre os poderes Legislativos, Judiciários e Ministério Público, além de dar às pessoas idosas da região, protagonismo e empoderamento nas decisões que cabem a esta população, por direito e conhecimento.
Cidades participantes de cada reunião: saiba quais são
O número de cidades participantes vai variar.

No primeiro encontro são esperadas as presenças de Aparecida, Campos do Jordão, Cachoeira Paulista, Caçapava, Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, Redenção da Serra, Santo Antônio do Pinhal, Santa Branca e São Bento do Sapucaí.

Para a segunda reunião, estão previstos os seguintes municípios: Arapeí, Areias, Bananal, Canas, Cruzeiro, Cunha, Guaratinguetá, Lavrinhas, Piquete, Queluz, Potim, Roseira, São José do Barreiro e Silveiras.

Na terceira, deverão estar presentes Caraguatatuba, Ilhabela, Lagoinha, Lorena, Natividade de Serra, Paraibuna, São José dos Campos, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião, Ubatuba, Taubaté e Tremembé.
Os encontros terão caráter técnico. Sendo um movimento apartidário, e ciente de que 2020 é ano eleitoral, a REDE orientará os participantes para que foquem suas explanações em questões técnicas, a fim de evitar o uso do evento como palanque eleitoral.

Reuniões de 2020 vão preparar as cidades para o 1º Congresso Regional de Envelhecimento Saudável
Na conferência preparatória do evento, em Lorena, são esperadas as presenças de conselheiros e ex-conselheiros, representantes de instituições de longa permanência, secretaria estadual e as municipais, prefeitos, vereadores, centros de convivência, reitores e estudantes universitários, Ordem dos Advogados do Brasil, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Conselho Estadual do Idoso, Ministério Público Estadual, Empresa Paulista de Planejamento Metropolitana.
Por: Rede de Conselhos da Pessoa Idosa do Vale do Paraíba e Litoral Norte
Foto: emplasa.sp.gov.br