Live da REDE comemora o Dia Internacional da Pessoa Idosa

Para comemorar os 17 anos do Estatuto do Idoso, a Rede de Conselhos da Pessoa Idosa do Vale do Paraíba e Litoral Norte, em parceria com o Conselho da Pessoa Idosa de Lorena (SP), promove, no dia 1° de outubro, uma live. O encontro virtual será pela plataforma Zoom, das 14h às 16h.

Instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o dia do idoso, comemorado na data da realização da live tem o objetivo de sensibilizar a população para a necessidade de cuidar das pessoas com 60 anos ou mais. No Brasil, era celebrad0 em 27 de setembro, e foi alterado com a criação do estatuto, na lei N°10.741. (Clique AQUI e veja o estatuto na íntegra)

Aprovado em 2003, o Estatuto do Idoso estabeleceu direitos e ajudou a coibir os maus-tratos e abusos contra o público-alvo. Por meio da lei, esse grupo passou a ter prioridade em alguns serviços e garantia de acesso à saúde, alimentação, educação, cultura, lazer e trabalho.

Segundo a Projeção da População, do IBGE, atualizada em 2018, o Brasil tem mais de 28 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, o que representa 13% da população. Ainda de acordo com o órgão, esse percentual tende a crescer nas próximas décadas. Estima-se que em 2043, um quarto da população brasileira será composta por idosos. No Vale do Paraíba e Litoral Norte, as pessoas com 60 anos ou mais representam 15,04% da população, segundo a Fundação SEADE (Sistema Estadual de Análise de Dados).

 

Texto e imagem: REDE/Fernanda Prado/estagiária sob supervisão de Daniel Leite Andrade

Acompanhe a REDE nas redes sociais:

Facebook – Conselhos de Pessoas Idosas (Clique aqui)

Instagram – @conselhospessoasidosas (Clique aqui)

YouTube – Bem depois dos 60 (Clique aqui)